domingo, 26 de junho de 2011

Arganil discutiu "A Força das Ideias"


Decorreu em Arganil uma Sessão da Candidatura de Francisco Assis a Secretário-Geral do PS, a qual contou com a presença de mais de 3 dezenas de militantes, tendo sido analisadas várias das propostas apresentadas na Moção de Estratégia “A Força das Ideias”, de que Assis é primeiro subscritor.

Intervieram neste Encontro de Militantes os Camaradas Miguel Ventura (Vereador do PS na C.M. Arganil), João Pedro Pimentel (Líder da Bancada do PS na Assembleia Municipal de Arganil), Carlos Maia Teixeira (Presidente da C.P.C. Arganil) e Paulo Campos (Membro da Comissão Política Nacional do PS) que partilharam os motivos pelos quais apoiam Francisco Assis.

Foi destacado o sentido de solidariedade para com o Governo do PS, enquanto liderou a bancada do PS na Assembleia da Republica, demonstrando forte combatividade e determinação na defesa das políticas que melhor serviam ao País, para mais num período difícil que exigia uma grande coesão de todos os Socialistas.

O percurso político de Francisco Assis dá garantias de que sabe estar à altura dos enormes desafios que esperam o PS e o País nos próximos tempos, estando disponível para protagonizar uma oposição responsável e construtiva, mas atenta aos ataques que o Governo de Direita poderá fazer ao Estado Social e aos portugueses que se encontram mais vulneráveis, não esquecendo o passado do PS que deve orgulhar os Socialistas.

Tendo como prioridade a preparação das Autárquicas 2013, foi discutida a possibilidade das decorrerem sob nova legislação que implicará a formação de Executivos maioritários e o reforço da função fiscalizadora das Assembleias Municipais. Este é também um desafio para todos os dirigentes locais que terão a responsabilidade de preparar esta acto eleitoral.

A necessidade de lançar o debate sobre a reorganização administrativa do país, nomeadamente a redução do número de freguesias e municípios, deve ser outras das prioridades do PS num futuro próximo, devendo ser envolvidas todas as estruturas do Partido a começar pelas Secções de Residência que são as que mais próximo se encontram dos militantes e das populações.

Outro tema em destaque nesta Sessão foi a proposta de introdução das eleições primárias na escolha dos candidatos do Partido, tendo Paulo Campos defendido que será uma interessante medida de abertura do PS à Sociedade Civil, como forma de enraizar e disseminar os ideais socialistas, aproximando eleitos e eleitores, credibilizando a acção principal dos partidos políticos que deve ser a de transformar, para melhor, as actuais Sociedades.

A terminar este Encontro decorreu um interessante debate entre os vários participantes que partilharam a sua visão do que deve ser o PS, porque é da diversidade de opiniões que nasce a força do PS, concluindo-se que deve existir um forte apoio ao próximo Secretário-Geral, independentemente de quem venha a ser o vencedor destas eleições.

Os Socialistas de Arganil demonstraram, uma vez mais, que estão interessados em participar activamente neste processo de mudança do PS, alicerçada na sua história mas com os olhos postos no futuro do Partido e do País, sendo, na opinião da maioria dos presentes, Francisco Assis quem está em melhores condições de protagonizar esta mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário