sexta-feira, 24 de junho de 2011

Francisco Assis recebido em Coimbra, com casa cheia


Após o Hotel Sheraton, no Porto, Francisco Assis esteve no Hotel D.Luís, em Coimbra, nno passado dia 18 de Junho, para apresentar aos socialistas do distrito as linhas de orientação política da candidatura. Mais de uma centena de militantes, numa sala que superou largamente as expectativas da organização, esteve presente para ouvir as propostas do candidato.

"Francisco Assis é o melhor candidato a Secretário-Geral do Partido Socialista"
A primeira intervenção da noite ficou a cabo de Paulo Valério, director de campanha para o distrito de Coimbra, que numa curta intervenção afirmou que, olhando para o trajecto político de cada um dos candidatos,"Francisco Assis é o melhor candidato a Secretário-Geral do Partido Socialista". De acordo com Paulo Valério, o próximo líder do PS deve ser capaz de promover uma reflexão consistente sobre o futuro da esquerda democrática, fazer uma oposição altamente qualificada e, embora com sentido crítico, estar disponível para defender o legado de uma governação socialista que, referiu o director de campanha, deve ser motivo de orgulho, face às iminentes investidas da direita ultra-liberal em Portugal.

"As inovações liberais não são inovações. São recuos civilizacionais."

Com baterias apontadas ao projecto da direita, Francisco Assis partiu para a apresentação das linhas gerais da sua candidatura. “Como nos posicionamos em relação ao passado? Assumimo-lo por inteiro. Mas isso não invalida que percebamos, em cada momento, o que é possível e o que é necessário mudar”, com um repto a um debate profundo que tire proveito do actual contexto político do país. "O mundo mudou, a Europa mudou, o país mudou e o PS deve reflectir sobre essas mudanças", auscultando a sociedade, promovendo uma refundação programática que vá ao encontro dos anseios dos portugueses, num projecto de esperança à altura dos desafios do futuro.
"As inovações liberais não são inovações. São recuos civilizacionais", afirmou, convicto de que o crescimento da economia não se pode fazer à "custa do factor "trabalho" mas através da melhoria das nossas qualificações", através da implementação de políticas de qualidade na educação, na investigação científica e na tecnologia. Para Assis, "Nós não podemos permitir que, em nome da consolidação orçamental, sejam postas em causa políticas públicas extremamente necessárias ao desenvolvimento do país".

"Uma candidatura do PS é sempre uma candidatura de esquerda."

Uma das linhas de força da candidatura, segundo Assis, irá ser uma aposta forte e coerente no combate autárquico de 2013, admitindo a possibilidade de coligações à esquerda - um desafio que será lançado aos partidos à esquerda caso seja eleito Secretário-Geral do Partido Socialista. Uma candidatura do PS "é sempre uma candidatura de esquerda".
No final da intervenção, Assis sublinhou que a sua ambição, nesta candidatura, é de mudança. "A minha ambição não é derrotar o camarada e amigo António José Seguro. A minha ambição é mudar o PS para que suscitemos a adesão dos portugueses em torno do nosso projecto de governação."

Na sessão, que terminou já para além da meia-noite, estiveram também presentes Paulo Campos e João Rui de Almeida (Mandatário Distrital da Candidatura), assim como António Arnaut, Rui Namorado, Fernanda Campos, Campos Coroa, José Maria Ferreira Nunes, Carlos Pinto, Miguel Ventura (Arganil) , Pedro Dias (Presidente da JS/Cantanhede), Rodrigo Maia, Fernanda Campos, João Rosendo, Margarida Ramos de Carvalho, Carlos Beja, Américo Figueiredo, Rosa Reis Marques, Luís Santarino, Pereira da Silva, Rosa Ribeiro, Canelas de Castro, Adelaide Filipe, José Nuno Paiva de Carvalho, Nuno Cunha, Carlos Veiga, Jorge Fernandes, José Simões, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário